imagem Vou Casar, e Agora ? - Repost Luiz Mazinho

 

 

VOU CASAR, E AGORA?

Dicas de como começar a planejar o seu casamento, lista de convidados, escolha dos fornecedores, orçamentos e muito mais...

 

O pedido de casamento foi lindo e maravilhoso, mas agora caiu a ficha e você não sabe por onde começar a planejar o grande dia? Pois é, essa é uma das dúvidas que mais rodeiam a cabeça de muitas noivas, e se você está lendo isso é por que talvez você tenha alguma dúvida também. Então continue por aqui porque hoje eu vou compartilhar com você algumas dicas que você pode adotar para começar a organizar o dia do seu casamento em pequenos passos, principalmente se você é uma pessoa que o tempo vale ouro, literalmente. Papel e caneta na mão? Bora lá!

 

Por onde começar?

Bem... Você e seu noivo já começaram com a decisão de se casarem, então o que vocês precisam fazer é: Sentarem juntos e definirem qual será a data do casamento. O ideal é que essa data não seja muuuito em cima, assim tudo é feito com calma e com atenção nos mínimos detalhes, evitando o stress que a correria por si só causa.

 

Data definida

Depois de estar com a data certa para se casar, você vai oficialmente começar a planejar e organizar tudo o que você quer ter e fazer no dia do seu casamento. Ou seja, contratar os fornecedores. Certamente essa é uma parte muito importante de todo casamento, pois você precisa contratar profissionais confiáveis, competentes e de qualidade. Então vamos lá ver quais são os principais fornecedores?

 

Assessoria de Casamento

Contratar ou não contratar uma assessoria de casamento? Isso depende exclusivamente de você e do tempo que falamos logo ali em cima, pois a assessoria de casamento nada mais é que um profissional dedicado em te auxiliar no evento como um todo, utilizando toda a sua experiência e dando todas as coordenadas para que você realize o casamento dos sonhos, enquanto tem o privilégio de ficar mais despreocupada para cuidar de você, do seu noivo e da vida no geral.
Ah... Mas se você gosta de estar à frente de todos os detalhes do seu grande dia e não pretende contratar um cerimonial para te acompanhar desde o começo do planejamento, você pode contratá-lo apenas para o dia do evento, assim a equipe de cerimonialistas cuidam de toda a organização e recepção, enquanto você só tem a preocupação de ficar linda e deslumbrante para o tão aguardado “sim”.

 

Lista de convidados

Uma das partes mais tensas de todo o planejamento, sem dúvidas é a amada e assombrosa lista de convidados. Mas vai por mim, não se apegue fielmente a lista nesta fase inicial, pois com certeza você vai fazer alguns ajustes e alterações ao decorrer do tempo, no entanto, tenha uma estimativa de quantos convidados serão, por que isso vai contar muito na hora de contratar o local do evento, o buffet e as demais coisas que você deseja ter no seu casamento.

 

Local do Evento - Cerimônia e Festa

Igreja, praia, campo, onde você pretende realizar a cerimônia e a festa? Será no mesmo ambiente? O que combina mais com a história do casal? Vá respondendo essas perguntas se possível anotando em um papel.
Ah... Se você já tem em mente uma decoração específica, veja se o local do evento comporta bem essa decoração, pois assim fica mais fácil a decisão de escolha, não só em relação ao estilo de casamento, mas em relação a escolha dos fornecedores.

 

Buffet

Bem, se você vai se casar na igreja e o local da festa foi um tal buffet, você já tem o serviço do espaço juntamente com os comes e bebes, o que precisará ser feito agora é a escolha do menu, ou seja, o cardápio. Lembre-se que todo buffet faz anteriormente uma degustação, assim você consegue decidir melhor o que será servido a seus convidados.

 

Convites

Data ok, número de convidados ok, local do evento ok, agora chegou a hora de separar padrinhos e madrinhas do restante dos convidados, porque nós sabemos que para esses casais, há aquele convite especial personalizado perguntando se eles aceitam ser os padrinhos dessa união. E aí você fará outro convite para os demais convidados.

 

Decoração

A decoração não é só algo que impressiona familiares e amigos, é o que eu falo de transmitir a essência do casal, justamente por ter vários estilos diferentes de decoração que vai do clássico ao vintage. Veja aqui o post mais detalhado sobre isso, inspire-se.

 

Doces, Bolos e Bem-Casados

Hmmm... Os docinhos irresistíveis que compõem aquela maravilhosa mesa. Inúmeros são os profissionais que trabalham com isso, no Instagram você consegue encontrar várias referências. Em relação aos doces e bem-casados você só precisa definir a quantidade por convidado e a partir disso pedir um orçamento. Uma visita no local também é super válido, assim você consegue degustar alguns docinhos e aprovar não só a embalagem e o visual, mas o mais importante de todos, pelo paladar.

 

Foto e Filme

Eu diria que é a fatia do bolo. E não estou dizendo isso só por que eu sou um fotógrafo especializado em casamentos e sim porque aqui estou me referindo a arte de eternizar momentos, eternizar anos de espera, eternizar felicidade, eternizar vitórias após tantas lutas, eternizar historias verdadeiras e é aquilo, quem não quer relembrar esses momentos únicos?! Todos os meus casais têm uma enorme vontade de mostrar como foi o seu casamento para outras pessoas, e isso é muito F$%@, ver meu trabalho emocionando todos os envolvidos. Então nunca deixe esses dois profissionais por último em seu planejamento, e escolha por qualidade, por criatividade, por feeling e não por preço, às vezes o barato sai caro, e não é essa a lembrança que você quer ter neste grande dia não é mesmo?! Atrações

Eu chamo de atrações tudo aquilo que vai divertir os convidados, ou seja, a tão esperada festa. É nessa hora que você deve cogitar um orçamento específico e cotar com diversos profissionais. DJ, bandas, cabine fotográficas, robô em led, mágicos, danças específicas (caso você deseje dançar para o noivo ou vice-versa), enfim... Um momento de descontração a familiares e amigos. Dê uma atenção especial a isso também. Se você curte uma boa e animada balada, conheça o trabalho do YEX.

 

Brindes

Uma coisa que TODO MUNDO gosta de ganhar, principalmente se esse brinde for algo super personalizado e que vai fazer as pessoas se lembrarem sempre que foram impactadas por esses “mimos”, além de ser uma forma de agradecer a presença neste dia tão especial. Então aqui vai algumas dicas do que você pode dar:
Chinelos personalizados (vai contratar DJ, banda, vai ter muito samba no pé? Então bora distribuir chinelos para a mulherada, elas vão te agradecer por isso, vai por mim)
Suculentas (eu vejo muito isso em casamentos vintages, boho chic, faça você mesmo, ou seja, casamentos sustentáveis, e os convidados amam essas plantinhas)
Aromatizadores de ambiente (já pensou em criar uma fragrância exclusiva para registrar o seu grande dia? Pois é, existe essa proposta com os aromatizadores, e eles são super charmosos, quem não quer deixar sua casa ainda mais cheirosa com eles?)
Potinhos de doce (já fui em casamentos que os noivos davam potes de doce de leite para os convidados, e eram feitos pela avó do noivo, isso não é incrível? Então pode ser doce de abóbora, doce de figo, mel, enfim... lembre-se que apenas uma ideia)
Bem-casados (e enfim o tradicional bem-casado que também pode ser utilizado como lembrança, mas eu particularmente sugiro algo mais criativo)

Bom... Para não te sobrecarregar, estes são os fornecedores fundamentais para se ver ainda em INICIO de planejamento, mas sei que ainda falta o buquê, o tão esperado vestido, os trajes do noivo, o porta-alianças, maquiagem, penteado, etc. Falarei mais sobre isso nos próximos posts.

Então se você curtiu, deixe um comentário! Ah... Continue acompanhando. ;)

 

Essa matéria é um Repost do fotógrafo de casamentos Luiz Mazinho, com o qual já trabalhamos muito e que indicamos de olho fechado.

 

Confiram as fotos incríveis no site dele:

http://www.luizmazinho.com.br/